Brincando com o Arduino


Ainda estávamos em “Férias: Parte II – O ataque suíno” quando fizemos a primeira reunião com os professores. E no mesmo dia, o professor Roberto nos emprestou o Arduino Duemilanove dele pra começarmos a fuçar e descobrir como ele funciona. E foi o que eu fiz na semana seguinte.

Depois de ver o básico “Blinking LED” na reunião, resolvi dar uma incrementada nele, colocando não um, mas dois LEDs. Não o suficiente, eu quis que um deles piscasse apenas a cada três piscadas do outro. Ai foi só encaixar tudo na protoboard, mudar o código um pouquinho, testa, corrige um errinho, ajusta o tempo e pronto. Eis meu primeiro e tosco brinquedinho feito com um Arduino.

Depois desse eu resolvi adicionar mais um LED. E pra não ficar outro pisca-pisca, aproveitei pra usar a saída PWM, que fornece uma tensão variável (ao contrário da saída digital que é apenas zero ou 5 V). Usando a conhecida função seno e uma ajudinha do Pi, fiz os três LEDs ficarem oscilando de modo a representar uma rede trifásica, cada um deles com máximos e mínimos em tempos diferentes, igualmente espaçados.

Em seguida eu resolvi brincar com a entrada analógica. Até tenho uns potenciômetros aqui em casa, mas também tinha um outro brinquedinho: o LDR, ou light depending resistor (resistor dependente de luz). É nada mais que um resistor variável, controlado pela intensidade luminosa. LDR na entrada analógica, LED na saída PWM, programa feito, ação:

Se você reparou bem no vídeo acima, o circuito da segunda “experiência” ainda estava montado. A partir daí não foi difícil ter a ideia de juntar os dois sistemas:

E foi por aqui que a diversão acabou. Pelo menos por enquanto… espero comprar um desses no futuro.

No momento o Arduino está com o Pedro. Ele provavelmente está brincando com seus recém comprados componentes, com direito a um display de sete segmentos e um mitológico LED RGB. Espero que em breve todos possam contar suas aventuras com este bichinho azul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: