O que é Arduino?


O que é um Arduino?

Arduino é uma ferramenta para criar computadores que podem sentir e controlar mais o mundo que seu PC. Ele é uma plataforma física de computação de código aberto baseado numa simples placa microcontroladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa.

O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, admitindo entradas de uma séria de sensores ou chaves, e controlando uma variedade de luzes, motores ou outras saídas físicas. Projetos do Arduino podem ser independentes, ou podem se comunicar com software rodando em seu computador (como Flash, Processing, MaxMSP.). Os circuitos podem ser montados à mão ou comprados pré-montados; o software de programação de código-livre pode ser baixado de graça.

A linguagem de programação do Arduino é uma implementação do Wiring, uma plataforma computacional física semelhante, que é baseada no ambiente multimídia de programação Processing.

Como eu posso obter um Arduino?

Você pode comprar de um dos distribuidores listados na página de compras. Se você preferir montar o seu próprio, veja o Circuito Serial Arduino de Lado Único, que pode ser facilmente impresso e montado.

Quem faz os circuitos do Arduino?

A maioria dos circuitos oficiais do Arduino são fabricados pela SmartProjects na Itália. O Arduino Pro, Pro Mini e LilyPad são fabricados pela SparkFun Electronics (uma companhia estado-unidense). O Arduino Nano é fabricado pela Gravitech (também uma companhia estado-unidense).

O Arduino é de código aberto?

Sim. O código do ambiente Java é liberado sob a licença GPL, as bibliotecas microcontroladoras C/C++ sob LGPL, e os esquemas e arquivos CAD sob Creative Commons Attribution Share-Alike.

Eu quero projetar minha própria placa. O que devo fazer?

Os projetos de referência do Arduino estão disponíveis na página de hardware. Eles são licenciados sob Creative Commons Attribution Share-Alike, portanto você é livre para usá-los e adaptá-los às suas necessidades próprias sem precisar pedir autorização ou pagar taxas. Se você pretende criar algo de interesse da comunidade, nós o encorajamos a discutir suas ideias no fórum de desenvolvimento de hardware para que usuários em potencial possam dar sugestões.

Como eu devo nomear minhas placas?

Se você está construindo sua própria placa, invente seu próprio nome! Isso permitirá que as pessoas identifiquem seu produto e o ajude a cosntruir uma marca. Seja criativo: tente sugerir para que as pessoas usarão a placa, ou enfatizar seu formato, ou simplesmente um nome qualquer que seja legal. “Arduino” é uma marca comercial da equipe Arduino e não deve ser utilizado em variantes não oficiais.. Se você quer que seu projeto seja incluído na lista oficial de produtos Arduino, por favor, veja o documento Então você quer fazer um Arduino e entre em contato com a equipe Arduino. Note que não queremos restringir o uso do sufixo “duino”, ele causa arrepios nos italianos da equipe (aparentemente isso soa terrível); talvez você queira evitá-lo.

Posso construir um produto comercia baseado no Arduino?

Sim, com as seguintes condições:

  • Anexar fisicamente um circuito Arduino dentro de um produto comercia não requer que você divulgue ou torne público qualquer informação de seu projeto.
  • Derivações do projeto de um produto comercial dos arquivos Eagle para um circuito Arduino requerem que você libere as modificações sobre a mesma licença Creative Commons Attribution Share-Alike. Você pode fabricar e vender o produto resultante.
  • Usar o núcleo e bibliotecas do Arduino para o firmware de um produto comercial não requer que você publique o código fonte do firmware. A licença LGPL, no entanto, requer que você disponibilize arquivos que permitam a religação do firmware com versões atualizadas do núcleo e bibliotecas do Arduino. Qualquer modificação no núcleo ou bibliotecas deve ser liberada sob licença LGPL.
  • O código fonte do ambiente do Arduino é coberto pela licença GPL, que requer que quaisquer modificações sejam de código-livre e sob a mesma licença. Ela não proíbe a venda de derivações ou sua inclusão em produtos comerciais.

Em todos os casos, os requerimentos exatos são determinados pela licença aplicável. Além disso, veja perguntas anteriores para mais informações do uso do nome “Arduino”.

Como posso rodar o ambiente Arduino no Linux?

Veja instruções para Ubuntu Linux, Debian Linux, Gentoo Linux, Linux, ou Linux no PPC. Este tópico tem mais informações. Ou ainda, você pode usar o Arduino via linha de comando, sem precisar instalar o Java.

Posso programar o circuito do Arduino em C?

De fato, você já programa; a linguagem do Arduino é meramente um conjunto de funções C/C++ que podem ser chamadas em seu código. Seu esboço sofre pequenas mudanças (como geração automática de protótipos de funções) e então é passado diretamente para um compilador C/C++ (avr-g++). Todas as construções padrão C e C++ suportadas pelo avr-g++ devem funcionar no Arduino. Para mais detalhes, veja a página Processo de construção do Arduino.

Posso usar um ambiente diferente para programar o Arduino?

É possível compilar programas para o Arduino usando um Makefile e a linha de comando. Se você consegue fazer seu ambiente rodar, então você está pronto.

Posso usar um Arduino sem o software Arduino?

Claro. Ele é apenas uma implementação de um circuito AVR, você pode usar diretamente AVR C or C++ (com avr-gcc e avrdude ou AVR Studio) para programá-lo.

Posso usar o software do Arduino com outros circuitos AVR?

Sim, embora seja necessário modificar as bibliotecas do núcleo do Arduino. Veja a página de outros hardwares para detalhes.
Solução de problemas
Estas perguntas foram movidas paraa seção de solução de problemas do guia do Aruino.

Traduzido de http://arduino.cc/en/Main/FAQ e http://www.arduino.cc/en/Guide/Introduction

35 Respostas to “O que é Arduino?”

  1. Carlos Victor Says:

    Oi! Estou terminando o curso de física e gostaria de escrever minha monografi sobre as aplicações do arduino no ensino da física. Será que vocês podem disponibilizar ou indicar alguns materiais. Obrigado!!!

  2. Temple Coding » Análise TDC2010 Says:

    [...] participei o dia todo na trilha de Arduino (pra quem não sabe o que é o Arduino, deêm uma olhada nesse post), um dia de robótica, de automação para a casa, para o carro etc. O que eu posso dizer sobre o [...]

  3. II Festival de Cultura Digital do Circo Voador | Cultrio's Blog Says:

    [...] # Oficina energia sustentável, eletrônica e software: reciclando componentes eletrônicos e controlando-os com o software Arduino: Introdução ao Arduino. Fontes alternativas de captação de energia (solar, manivela, entre outras), construção de sistema de carregar bateria de celular autossustentável e outros dispositivos eletrônicos. “O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, admitindo entradas de uma séria de sensores ou chaves, e controlando uma variedade de luzes, motores ou outras saídas físicas. Projetos do Arduino podem ser independentes, ou podem se comunicar com software rodando em seu computador (como Flash, Processing, MaxMSP.). Os circuitos podem ser montados à mão ou comprados pré-montados; o software de programação de código-livre pode ser baixado de graça.” (http://projeto39.wordpress.com/o-arduino/) [...]

  4. Teagueduino – Mario Bros Says:

    [...] no: Fubiz, Arduino, Teagueduino. Tweet Tags do post: arduino • fubiz • mario bros • Teagueduino [...]

  5. cleo Says:

    Ola!! comprei um kit arduino no site: http://www.empretecnet.com.br, excelente produto!

  6. Mayara Niedja Says:

    Não conhecia sobre o mesmo, um ‘novo’ horizonte surge para mim. rs

  7. Silvio Says:

    Queria uma gama maior de exemplos de programação de Arduino , onde devo encontrar ?

  8. Ervin Buck Says:

    Treino natação sozinho e pretendo fazer um cronometro ligado as bordas da piscina para registrar cada virada minha porque não posso acionar o cronometro manualmente. Seria um cronometro ligado a um arduino e um notebook para as informações de todos os treinos ficarem guardadas para posterior analise.
    Alguem tem alguma ideia de onde posso conseguir o projeto???
    Aguardo respostas.

  9. Arduino « adelannucci Says:

    [...] http://projeto39.wordpress.com/o-arduino Share this:TwitterFacebookGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. [...]

  10. Análise TDC2010 - Temple Coding Says:

    [...] participei o dia todo na trilha de Arduino (pra quem não sabe o que é o Arduino, deêm uma olhada nesse post), um dia de robótica, de automação para a casa, para o carro etc. O que eu posso dizer sobre o [...]

  11. Freitas Says:

    Boa noite!
    Sr. Ervin Buck posso desenvolver o cronometro para sua piscina com o arduino e notebook.
    Qual seu telefone fixo ou tim para contato?
    Meu e-mail é: eletromech@hotmail.com e o telefone é: (38) 3084-4349
    Obrigado,
    Freitas.

  12. O que é Arduino? « daltonhioki Says:

    [...] post do projeto39 descreve muito bem sobre a placa de desenvolvimento chamada [...]

  13. Wilson da silva Says:

    Pretendo montar minha propria empresa baseada na automação Residencial. entao esse contéudo mi foi de grande serventia agradeço .

  14. raphael Says:

    alguem pode me ajudar? eu tenho o seguinte programa para o arduino que e um sensor de temperatura eu gostaria de saber como eu faço para criar uma variavel que vai ser digitada pelo teclado que sera parametro(condiçao) para que se o valor medido pelo sensor for menor que essa condiçao ativar a saida 1 e se for maior ativar a saida 2 o programa e o seguinte

    #define SAMPLES 500 //Número de amostras de temperaturas
    #define sensortemp 0 //Pino analógico em que estará conectado o sensor LM35
    #define TEMPO_LEITURA 1000 //Intervalo entre cada leitura do sensor LM35 em milisegundos! OBS: 1000ms = 1s

    int tempvector[SAMPLES]; //Vetor que armazenará as temperaturas
    double tempSensor = 0.0; //Variável auxiliar
    int valAnalog = 0; // Variável para aramazenar a leitura do sensor LM35

    void setup()
    {
    Serial.begin(9600); //Iniciando Serial
    }

    void loop()
    {
    for (int i=0; i <= SAMPLES; i++) // Incrementa i ate i = SAMPLES
    {
    valAnalog = analogRead(sensortemp); // Faz a leitura do pino analógico do sensor e armazena em valAnalog
    tempvector[i] 5.0 * valAnalog * 100.0)/1024.0; //Armazena as temperaturas num vetor de tamanho = SAMPLES
    tempSensor = tempSensor +tempvector[i]; // Soma as temperaturas e armazena em tempSensor
    }
    tempSensor = tempSensor/SAMPLES; // Calcula a média das temperaturas e as armazena em tempSensor
    Serial.println(tempSensor); //Envia a temperatura para porta COMX
    delay(TEMPO_LEITURA);// Espera um tempo determinado em TEMPO_LEITURA (milisegundos)
    }

  15. Djalma de Jesus Oliveira Says:

    SIM EU TENHO UM PROJETO EM MENTE

  16. SILAS Says:

    ESTOU CRIANDO UM PROJETO DE TCC NA AREA DE TELECOMUNICAÇÕES QUE POSSO FAZER COM ARDUINO NA MINHA ARENA?

  17. Antonio lourenço dos santos Says:

    achei muito interessante essa tecnologia do arbuino, e molhor ainda é saber que, pode se fazer qualquer mudança no circ

  18. Renato dos Santos Rosa Says:

    olá, estou criando um programa para mostrar o consumo de energia elétrica no computador e quero usar o arduíno para fazer a medição e jogar as informações no computador como posso fazer essa comunicação?p.s:estou usando a linguagem java para programar

  19. zé da bota Says:

    v1d4 l0k4 vose ein, qé un balaum?

  20. Jorge Gomes Says:

    Autor da obra “Cyberpreview, a cibernética aplicada a prevenção de erros e falhas” da edit. Nepla(SP), a abordagem sobre as mortes de trabalhadores no local de trabalho durante suas atividades é um fato e a sugestão de simbiose entre a inteligência humana com a artificial é embasada no arduino para efetivação.

  21. sheila Says:

    eu estou a fazer o meu projeto sobre o controlo de um carro elétrico com dois motores através de uma placa Arduino gostaria que mi ajudassem.

  22. Fabricio M. Says:

    devido o arduino ser um projeto de fonte aberta, a empresa não perde devido a grande quantidade de novas placas clone ?

  23. Luiz Fernando Magskull Says:

    Comprei uma placa arduino e um visor LCD
    Mas eu sou iniciante em arduino e não encontrei como fazer a ligação do visor a placa arduino.

    Tenho alguns fios para fazer as ligações, mas preciso de uma orientação.

    Olhem a imagem das placas e se puderem, me ajudem a utilizar.
    http:\\magskull.com\imagens\WP_20140315_003.jpg

  24. Renato Costa Says:

    Muito versátil o Arduino. Veja o que fiz: http://youtu.be/W1p9oiTdz0A

  25. Natálha Says:

    Olá ! Estou fazendo um TCC sobre Arduíno em Ar condicionado, gostaria de qualquer informação sobre este assunto, agradecida!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: